- Yesmarketing
- 19/12/2023
Carregando
Estudo mostra que inverno de 2025 ficou dentro da média histórica, mas setembro registrou calor de até 36°C
O inverno de 2025 deu a impressão de ter sido mais quente que o normal, mas, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os registros de temperatura ficaram dentro da média histórica. O balanço meteorológico divulgado pelo órgão também aponta longos períodos de estiagem, baixa umidade relativa do ar — em alguns momentos próxima de 20% — e chuvas isoladas. O episódio mais intenso de chuva ocorreu no fim de junho, enquanto setembro trouxe máximas de até 36°C, sinalizando a transição para a primavera.
Para os próximos meses, a previsão indica aumento gradual das temperaturas e maior frequência de chuvas. O cenário deverá se intensificar a partir de outubro e ganhar força em novembro e dezembro, favorecendo a recuperação da umidade do solo, mas também ampliando os riscos de deslizamentos, alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis.
No Oeste Paulista, que inclui regiões como Presidente Prudente e Marília, a primavera será marcada pela instabilidade climática. A previsão indica calor intenso, com máximas entre 32°C e 34°C em dezembro, além de chuvas quase diárias. A combinação de solo encharcado e pancadas fortes aumenta a possibilidade de enxurradas, erosões e alagamentos em áreas suscetíveis.
Fonte: Impacto Notícias
0 comentários.
Poste seu comentário